Atribuição de Medalhas de mérito da Freguesia de 2021

Extrato da Ata da Reunião ordinária da Junta de Freguesia de Riachos

celebrada em dezassete de junho de dois mil e vinte e um

De acordo com o ponto 5 do Regulamento foram votadas por escrutínio secreto as propostas em apreciação remetidas à Junta de Freguesia de acordo com os artigos 3º e 4º. Aprovadas por unanimidade a atribuição de medalhas de mérito da Freguesia a:

----Maria do Céu Lobo César Cabedo Simas, 60 anos, a residir em Riachos desde 2004, tem desenvolvido voluntária, independente e graciosamente uma atividade a todos os títulos meritória – a proteção dos animais. A sua dedicação à causa, o apoio e espirito de colaboração com as pessoas que a procuram, a sua “luta” no apoio à esterilização de animais e no controle de colónias de felinos errantes é um trabalho admirado e reconhecido na Freguesia que muito enriquece e valoriza Riachos pelo que lhe atribuímos a medalha de mérito da Freguesia.

----Carlos Rebelo Lopes, 75 anos, além de benemérito da Freguesia, desenvolve uma atividade de interesse regional – a produção de vinhos de qualidade com a marca Zé da Leonor, que iniciou com a plantação em 2011 duma vinha e adega na Quinta Nova de que é proprietário, colocou Riachos no mapa dos vinhos de qualidade e trouxe-nos vantagens promocionais e turísticas. Nasceu em Riachos e manteve sempre a sua ligação à terra dos seus familiares e foi o grande amor a Riachos e às suas gentes que o levaram a abraçar este projeto, juntamente com o seu filho Pedro Rebelo Lopes. Riachos tem orgulho neste seu filho e reconhecidamente o seu trabalho muito valoriza e enriquece Riachos, pelo que lhe atribuímos a medalha de mérito da Freguesia.

----José Luís Inverno, 60 anos, Empresário agrícola, oriundo de família de agricultores, soube desenvolver a sua atividade tornando-se um dos maiores produtores de milho da região e dos maiores empregadores agrícolas. Foi prémio Agricultor do ano em 2016 atribuído pela Agromais. Reconhecidamente o seu     trabalho muito valoriza e enriquece Riachos, pelo que lhe atribuímos a medalha de mérito da Freguesia.

----Carlos António Barroso Mendes, 69 anos, Empresário agrícola, 69 anos, é um riachense lutador pelo desenvolvimento de Riachos, para além da sua atividade agrícola que soube desenvolver de forma segura que o tornou reconhecido e admirado pelos seus pares e na sua terra, é um associativista, sendo Diretor da Caixa Agrícola, também colaborou e apoiou coletividades diversas de Riachos e fez parte da constituição do Clube de Caçadores. Foi incansável na colaboração com a Junta de Freguesia, na década de 80, na construção da atual sede da Junta, entre outros atividades. Reconhecidamente o seu trabalho muito valoriza e enriquece Riachos, pelo que lhe atribuímos a medalha de mérito da Freguesia.

----Luís Damião, 46 anos. Empresário Industrial, proprietário da Reclamo 2000 artigos publicitários, Lda., fundada no ano 2000, é uma empresa de publicidade e marketing, leader do mercado que atua em todos os segmentos da publicidade e marketing e emprega atualmente cerca de 30 colaboradores. Instalada na Zona Industrial de Riachos apesar de condições deficientes desta nas infraestruturas, nunca deixou de lutar por melhores condições junto das entidades responsáveis e ampliando recentemente as suas instalações. O seu dinamismo, a sua persistência e capacidade, merecem a nossa admiração e muito valoriza e enriquece o nosso tecido industrial e a Freguesia, pelo que lhe é atribuído a medalha de mérito da Freguesia.

Foi ainda, por unanimidade, decidido atribuir o Troféu de reconhecimento e louvor, pelos seus méritos desportivos no ano de 2020/2021, a:

----Nair Dias – Atleta da Associação Desportiva Fábio Santos, sediada em Riachos, campeão nacional de Grappling, em representação da seleção nacional foi terceira classificada no último Campeonato do Mundo realizado no Cazaquistão e medalha de prata no Campeonato da Europa realizado na Polónia em Abril último.

Agosto 2021