Considerando os riscos de propagação do novo Coronavírus COVID-19, José Júlio dos Santos Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Riachos, informa que, ampliou e atualizou o Plano de Contingência Coronavírus para os trabalhadores e edifícios afetos à Freguesia emitido em comunicado datado de 13 março último.

Assim e tendo em atenção as orientação da Direção Geral de Saúde (DGS) e o estado de emergência em vigor, onde se refere que serviços públicos devem ser reduzidos ao essencial, e a necessidade de medidas visando proteger a saúde dos trabalhadores e de todas as pessoas que frequentam os serviços da Junta, são tomadas as seguintes decisões:

1. Suspensão da realização das atividades na Casa do Povo, no salão da Junta de Freguesia e no Parque 25 de Abril ou outros onde decorram regular ou pontualmente atividades de caráter desportivas, culturais de lazer ou afins;

2. Encerramento da Casa do Povo e WC’s públicos;

3. Suspensão, por tempo indeterminado, de todo e qualquer apoio logístico a atividades de instituições de solidariedade social, associações e demais coletividades;

4. O atendimento ao público será efetuado pelo telefone 249 829 115 das 09 às 12,30 horas e ainda durante o restante período pelo telefone 936 747 215 para os assuntos de pedidos de atestados e outros documentos.

Os restantes telefones da Junta continuarão em funcionamento.

5. Se após o contato telefónico, houver necessidade de atendimento presencial, durante o atendimento devem ser seguidas as recomendações que são públicas como por exemplo manter a distância de segurança entre pessoas e utilizar os dispensadores com desinfetante para desinfeção de mãos no espaço de atendimento ao público.

6. Suspensão de todas as autorizações para utilização do espaço público e eventos;

7. Nas cerimónias fúnebres na Capela do Cemitério deve ser respeitada a regra de distância entre as pessoas e no funeral os acompanhantes não devem exceder o estritamente necessário ou sejam os familiares próximos.

Apela-se a todos os fregueses que assumam uma posição serena e responsável, adotando as recomendações das entidades oficiais.

O teor da presente comunicação entra em vigor após a divulgação deste comunicado e por tempo indeterminado, sendo reavaliada a situação, conforme orientações da DGS ou em função da evolução da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas com vista à prevenção e controlo da COVID-19.

Riachos, 19 de março de 2020.

O Presidente da Junta de Freguesia de Riachos

(José Júlio dos Santos Ferreira)