97º Aniversário da Fundação da Freguesia - Cerimónia e atribuição de medalhas de mérito da Freguesia

De acordo com o ponto 5 do Regulamento foram votadas por escrutínio secreto as propostas em apreciação remetidas à Junta de Freguesia de acordo com os artigos 3º e 4º.

Aprovadas por unanimidade a atribuição de medalhas de mérito da Freguesia a:

- Dr. Jorge Humberto Correia Guardado, 49 anos, reconhecidamente um homem que ama a sua terra, Médico Cardiologista, licenciou-se em 1995, e no seguimento da sua atividade abriu em Riachos novas instalações em 2010 com equipamentos modernos e de topo de linha e com um corpo clínico estável e reconhecido, transformando uma clínica familiar num moderno Centro Clínico – Ucardio – que engrandece a nossa Vila. Em 2019, realizou a IV Reunião Anual Clínica, jornadas médicas que são já uma referência nacional na área da Cardiologia.

- Agrupamento de Escuteiros nº 593 de Riachos do CNE – Apesar dos primeiros passos terem sido dados em 1971 só foi oficialmente constituído em 31/3/1980. Fez 40 anos.

Daí para cá o agrupamento tem oscilado o seu efectivo entre os 36 elementos de 1980 e os 144 de 1999, elementos esses que participaram e continuam a participar em diversas actividades Regionais, Nacionais e Internacionais, alem de muitas actividades de agrupamento realizadas ao longo dos anos, o que tem feito do agrupamento de Riachos um dos mais numerosos e participativos agrupamentos da Região de Santarém. A sua atividade reconhecidamente valoriza muito Riachos.

Foi ainda deliberado atribuir por unanimidade troféus de reconhecimento e louvor por se terem distinguido em 2019/2020, às seguintes personalidades da freguesia de Riachos:

- João António de Triguinho Lopes, natural e residente em Riachos, com 58 anos. É atleta inscrito na Federação Equestre Portuguesa para a modalidade de atrelagem e, nessa qualidade, tem disputado diversos concursos regionais e nacionais e foi o único representante português a disputar a Taça Ibérica na classe de um cavalo em 2019. No seu palmarés, pode contar-se em 2017, vice-campeão nacional na modalidade de Combinado de Maratona. Em 2018 vice-campeão nacional na modalidade de concurso completo de atrelagem. Em 2019 campeão nacional na modalidade de concurso completo de atrelagem, uma prova muito exigente já que é o resultado de um conjunto de três provas completamente distintas que avaliam o ensino, a destreza e mobilidade e ainda a velocidade, resistência e perícia de condução.

Francisco José Figueiredo Barroso, 26 anos, natural e residente em Riachos, Pela sua grande disponibilidade em 2019 com a Autarquia e todas as coletividades e associações de Riachos no apoio à realização de eventos. Um exemplo de cidadania que merece ser reconhecido pela sua juventude e pela grande mais-valia para a comunidade riachense.