PVAE - Programa de Valorização Áreas Empresariais/Acordo de Gestão com os Municípios de Torres Novas e Entroncamento

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas,

No seguimento da informação que nos foi prestada sobre o projeto de novas acessibilidades á zona industrial de Riachos e que pretende acordar com as Infraestruturas de Portugal, tendo em vista uma perspetiva de dinamização da referida ZIR com a instalação de novas empresas e consequente aumento de postos de trabalho diretos e indiretos.

O projeto ainda numa fase embrionária, (projeto e concurso decorrerá em 2018 e inicio das obras em 2019) segundo nos informou, consta do seguinte: requalificação da ER 243 no troço Nicho de Riachos a Rotunda de Sr. Jesus dos Lavradores, com alargamento da estrada para 4 e/ou 3 faixas onde for possível, melhoria das avenidas de acesso á estrada do Relvas, ligação da zona industrial de entroncamento á ZIR, desde Casais Castelos até ao viaduto junto ao terminal do MSC.

Sobre isto, cumpre-nos transmitir o seguinte: a Junta de Freguesia não apoia a circulação descontrolada de pesados dentro da Vila, mas a criação de novas vias de acesso como a de acesso da ZIE à ZIR, e a melhoria das existentes como a requalificação da EN3, cujo projeto de execução se encontra já adjudicado e que poderão diminuir parte do tráfego que agora se verifica e criar alternativas ao trânsito da Rua de S. José e Rua da Costa Brava que tanto afeta a tranquilidade dos moradores é fator que consideramos.

A Junta apesar de mais acessibilidades e previsíveis vantagens económicas e sociais, dá prioridade á segurança da população e ao seu direito a transitar a pé em segurança, pelo que recomendamos à Câmara a ter em consideração o seguinte: melhoria do pavimento e novas definições nos acessos às rotundas, trânsito pedonal e o atravessamento das vias desde a rotunda Sr. Jesus dos Lavradores até ao viaduto junto ao terminal MSC deve ser muito melhorado, e em conjunto com a Junta projetar as condições para terminar os passeios, novos atravessamentos de peões, sinalização vertical semafórica, proteção nos passeios, melhoria da sinalização vertical e horizontal, uma atenção especial á proteção da zona do Jardim da Vila.

Se for esse o compromisso da Câmara, a Junta levará esta proposta á assembleia de freguesia e apoiará a sua aprovação, para que num clima de diálogo se tomem as medidas mais acertadas no interesse da população.

Riachos, 15 dezembro 2017.

O Presidente da Junta de Freguesia,

(José Júlio dos Santos Ferreira)