.. SANTO ANTÓNIO”, O PADROEIRO
As origens da grande reverência de Riachos a Santo António de Lisboa são desconhecidas, mas quem folhear o livro de José Gonçalves, “Memória Cristão de Riachos” verificará que o primeiro documento que perpétua esta ligação remonta já ao ano de 1747, dando conta da existência da “Capela de Santo António dos Casais de Riachos”. Portanto, a devoção das gentes destas terras pelo santo mais popular é já muito antiga. E a verdade é que ela fica de alguma forma certificada com a carta da Sentença da erecção canónica da Paróquia de Riachos, pela mão do Cardeal Patriarca em 1920, na qual se pode ler que “…constituímos canonicamente em Egreja parochial da nova freguesia de Riachos, com a invocação de Santo António, a capella existente…”
É portanto, inequívoca a devoção riachense a Santo António de Lisboa, como seu Padroeiro e é nesta realidade que encontramos a tradição da realização das festas “de Santo António”, sendo que, também de acordo com a obra citada, já em 1908 se dava conta de que “ a localidade está de novo em festa, desta vez em honra do Santo Padroeiro”.
Ao longo dos tempos as festas realizadas em Riachos nesta perspectiva, passaram a denominar-se “Festas de Santo António”, e são várias as referências à sua realização ao longo dos anos 20 e 30 do século passado. Mais tarde, com a formalização toponímica do Bairro de Santo António, são os residentes deste bairro riachense que assumem a responsabilidade de realizar esta Festa, dentro da tradição das festas dos santos populares. Nos anos 60 e 70 a tradição e força mobilizadora da festa é tal que chega até a sentir-se “alguma rivalidade” com uma outra, que podemos dizer congénere, realizada no bairro de S. João, em honra deste santo.
A última festa realizada em Riachos com o nome de Santo António terá sido em 1995, por iniciativa da Paróquia, era então pároco o P.e Carlos Casqueiro. Foi realizada no Adro da Igreja e acabou por constituir um êxito, até pelo saudosismo da realização desta festa, que já não ocorria há uns anos em Riachos.
Site oficial da Equipa de Animação e Comunicação da Paróquia de Riachos