95º ANIVERSARIO DA FUNDAÇÃO DA FREGUESIA EM 23 AGOSTO 2018

António Pedro da Silva Chora Barroso

Pedro Barroso, quer nas artes, nas letras, na música e como intérprete tem uma vasta obra de reconhecidos méritos com os quais alcançou projeção nacional e internacional com várias distinções. Divulgou muito o nome de Riachos e do seu Ribatejo, tendo sido agraciado com o título de “Ribatejano Ilustre”. Entre as várias distinções nacionais e internacionais, destacamos, a medalha de honra da SPA, cidadão de honra das cidades de Newark e Danbury (USA) e de várias cidades e vilas nacionais. Músico, autor e compositor, com a atribuição do prémio Nobel a José Saramago torna-se num dos poucos autores que com ele compartilha obra editada. A atribuição da medalha de mérito exprime a admiração e o orgulho pela obra e é um agradecimento simples pelo muito que divulgou o nome de Riachos.

Carlos António Lopes Tomé

Politico de reconhecidos méritos, foi Vereador da Câmara Municipal durante duas décadas, defensor de várias causas da população da Freguesia e Riachos que não pode esquecer o seu papel como impulsionador e dinamizador da Festa da Bênção do Gado para que esta se efetue de forma regular desde 2004. Ativista cultural, escreveu várias crónicas no jornal “O Riachense” e é autor de livros sobre a nossa gente e suas vivências como “Café Central”.

Francisco José Ramos Ventura

Pela dedicação ao futebol de formação de jovens no CAR, exercendo com regularidade e reconhecimento o cargo de Dirigente há 14 anos sem interrupção, tornando-se um suporte importante para a continuação da atividade do Clube numa altura muito dificil. Um exemplo que merece ser distinguido.

Manuel João Mota Cardoso

Pela sua dedicação à causa pública, e trabalho relevante e reconhecido por todos na Comissão de Melhoramentos, Clube Atlético Riachense, do qual foi Presidente em três mandatos, e também pelos 12 anos como Presidente da Junta de Freguesia que trouxe importantes melhorias para Riachos, como os Viadutos, Centro Escolar de Riachos, Jardim da Vila, Melhorias na Rua Nova, como por exemplo a Rotunda, passeios e nova ponte do ribeiro, entre outras.

Pedro Manuel Lopes dos Santos

Pelo seu trabalho e dedicação às coletividades riachenses desde jovem e em especial pela causa da solidariedade social ação, quer no CRIT, mas muito em particular pela ação relevante e pela sua contribuição por tornar o Jardim Infantil de Riachos, que este ano fez 40 anos numa instituição de referência. No associativismo colaborou no CAR, fundador do Museu Agrícola e do jornal ”O Riachense” e colaborou no Centro Paroquial de Santo António.

Agrograça

Uma empresa agro-alimentar instalada na Zona Industrial de Riachos, constituída por jovens riachenses, que apesar das adversidades de vária ordem tem sabido desenvolver-se com reconhecido mérito o que honra e valoriza a tradição agrícola da terra e as gentes de Riachos. A distinção da Junta, é o reconhecimento dessa importância e um incentivo para outros jovens empreendedores.

Jornal “O Riachense”

O Jornal “O Riachense” fez 40 anos de edições ininterruptas em 2018.Foi transmissor das reivindicações por parte da população de Riachos e a ligação durante anos aos riachenses que estão fora da sua terra, tendo assim contribuído meritoriamente para o enriquecimento e valorização da Freguesia.

(Votados por unanimidade na Reunião do Executivo da Junta de Freguesia em 05 de Julho de 2018)