COMEMORAÇÕES DO 96º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA FREGUESIA EM 23 DE AGOSTO DE 2019

ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS DE MÉRITO DA FREGUESIA

Extrato da Ata do Executivo da Junta de Freguesia de 06 Junho 2019.

De acordo com o ponto 5 do Regulamento foram votadas por escrutínio secreto as propostas em apreciação remetidas à Junta de Freguesia de acordo com os artigos 3º e 4º.

Aprovadas por unanimidade para atribuição de medalhas de mérito da Freguesia a:

Equipa de Animação e Comunicação da Paróquia – responsáveis pela Festa do Padroeiro que já vai no 15º ano com assinalável êxito e cujas receitas tem aplicação que muito valoriza Riachos e que se vem afirmando como a festa anual da Vila.

NAR - Núcleo de Arte de Riachos – Quase 10 anos a promover e a dinamizar a cultura em várias vertentes, defendendo a identidade Riachense e mobilizando dezenas de pessoas. Promotores das pinturas murais na Vila de Riachos com motivos evocativos da vida rural e da identidade riachense;

José Luís Rodrigues Jacinto – Tem uma larga intervenção na sociedade riachense. Foi membro da assembleia de freguesia e deputado municipal, mas relevamos essencialmente o seu trabalho na columbofilia riachense e da projeção nacional e internacional que ajudou a atingir e o cargo que atualmente desempenha de Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia.

Breve Circuito, Lda. – Fundada em 2009 pelo Sr Paulo Pereira é PME líder. Executa obras de pequeno, médio e grande porte apesar de mais conhecida por montagens elétricas e projetos fotovoltaicos. Tem forte ligação à agricultura pelos serviços prestados e é hoje um dos pilares importantes do desenvolvimento da economia riachense. A Breve Circuito tem apoiado coletividades riachenses e iniciativas que tem valorizado Riachos.

TROFÉUS DE RECONHECIMENTO E LOUVOR

Foi também nesta reunião, este ano pela primeira vez, atribuir, por unanimidade, troféus de reconhecimento e louvor por se terem distinguido em 2018/2019, às seguintes personalidades naturais e/ou moradores na freguesia de Riachos:

Joana Miranda – Federada na Federação Nacional de Triatlo desde 2010. Posteriormente começou a praticar Biatle. Competiu dois anos consecutivos na Taça da Europa e no Campeonato do Mundo em 2015 e 2017, respetivamente. Do vasto curriculum de êxitos destacamos em 2018, campeão nacional de triatlo olímpico (juniores), campeã nacional de Biatle no escalão sub 19. Integração na seleção nacional de triatlo que participou na Taça da Europa de Quarteira. Já em 2019, representou novamente a seleção nacional de triatlo na Taça da Europa em Juniores. Sagrou-se campeã nacional de duatlo e triatlo Universitário. Em 19 maio 2019 tornou-se campeã nacional de Biatle do seu escalão.

Carolina Neves – Nadadora- Apenas indicando os dados mais relevantes em 2018 conseguiu o 3º lugar na prova dos 100 mts livres no Campeonato Nacional de piscina longa no Funchal. Campeã nacional do Desporto Escolar de 50 e 200 mts livres. Integrou a seleção nacional do Desporto Escolar em Marrocos – Gymnasiade, onde foi a melhor portuguesa nas provas de 50 e 200 mts livres e 100 mts bruços.

António Simões – Praticante de Judo desde 2004, Treinador de Judo grau I desde 2008 e 1Dan desde 2009.Praticante de várias modalidades mas é no Judo que se tem distinguido conseguido vários pódios na sua carreira em campeonatos nacionais, entre os quais, em 2019 sagrou-se campeão nacional de veteranos na categoria M3.

Paula Araújo – Professora de Inglês, natural de Lamego mas vive em Riachos. Melhor Obra de 2018 – Troféu Cordel de Prata com o romance “O Trilho da Rata Cega”. Em 2004 publica em edição de autor o conto autobiográfico “ Cumpriu-se a sentença do Céu “. Em 2011 publica uma coletânea de 10 contos infantojuvenis intitulada “Histórias sem idade” (Chiado Editora). Em 2014 estreou-se no romance juvenil com “Salvador e a Talha da Felicidade” (Edições Vieira da Silva). Em 2017 publicou “Os Segredos do Lapedo”(Textiverso).

Vítor Gomes – Pela continuação da sua grande disponibilidade em 2018/2019 com a Autarquia e todas as coletividades e associações de Riachos no apoio à realização de eventos. Um exemplo de cidadania que já mereceu a distinção de medalha de mérito da Freguesia em 2017.