COMUNICADO

Considerando os riscos de propagação do novo Coronavírus COVID-19, José Júlio dos Santos Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Riachos, informa que, ativou o Plano de Contingência Coronavírus PLACOVID19-TN para os trabalhadores e edifícios afetos à Freguesia.

Tendo em atenção as orientação da Direção Geral de Saúde e, a necessidade de um plano de contingência interno operacional que defina medidas, visando proteger a saúde dos trabalhadores e de todas as pessoas que frequentam os serviços da Junta.

No contexto atual da infeção viral causada pelo novo Coronavírus COVID-19, conjugado com a orientação Técnica n.º 007/2020 de 10 de março da Direção Geral de Saúde no que respeita ao risco de eventos de massas no contexto do surto e a necessidade de a Freguesia de Riachos assumir uma posição que contribua ativamente para a prevenção e o controlo do COVID-19, são tomadas as seguintes decisões e feitas as seguintes recomendações:

1. Suspensão da realização das atividades na Casa do Povo, no salão da Junta de Freguesia e no Parque 25 de Abril ou outros onde decorram regular ou pontualmente atividades de caráter desportivas, culturais de lazer ou afins;

2. Encerramento da Casa do Povo e WC’s públicos;

3. Suspensão, por tempo indeterminado, de todo e qualquer apoio logístico a atividades de instituições de solidariedade social, associações e demais coletividades;

4. Mantêm-se em funcionamento regular todos os serviços de atendimento aos fregueses, apesar de condicionados, reforçando-se ações prevenção;

5. O atendimento ao público será limitado as 09h00 às 12h30 min na sede da Junta de Freguesia.

6. Durante o atendimento as pessoas devem seguir as recomendações que são públicas como por exemplo manter a distância de segurança entre pessoas. Serão colocados dispensadores com desinfetante para desinfeção de mãos no espaço de atendimento ao público.

5. Suspensão de todas as autorizações para utilização do espaço público e eventos;

Apela-se a todos os fregueses que assumam uma posição serena e responsável, adotando as recomendações das entidades oficiais.

O teor da presente comunicação decorre até 31 de março 2020, sendo nesta altura reavaliada a situação ou em função da evolução da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas com vista à prevenção e controlo da COVID-19.

Riachos, 13 de março de 2020.

O Presidente da Junta de Freguesia de Riachos

José Júlio dos Santos Ferreira